Soneto do amor total, de Vinicius de Moraes - breve estudo

Estudo do "Soneto do amor total, de Vinicius de Moraes" realizado no primeiro ano da faculdade. 


Traços líricos:

O soneto possui ênfase no significante. Seu sujeito lírico está em 1° pessoa, isso aproxima o leitor do eu-lírico, trazendo emoção. Há a fusão entre sujeito e objeto (eu-lírico e seu amor), mais uma vez favorecendo a emotividade. O soneto possui o predomínio das orações coordenadas, mostrando a sequencia de sentimentos. Seu caráter emocional também é favorecido pela musicalidade, como as rimas (ABAB, ABBA, CDC, DCD) que em sua maioria são rimas soantes, ricas e graves. Seu ritmo é decassílabo (10 sílabas poéticas) e sua versificação é regular. No soneto as repetições fônicas são oclusivas; /t/, /d/, /k/, /m/, /b/. Por ser usado muito os lábios ao abri-los e fechá-los para a pronunciação das palavras, a impressão que se pode ter é a do beijo, como se o eu-lírico quisesse beijar seu amor naquele momento. O enjambement é expresso pelas curvas no poema, onde temos a quebra de sentido em um verso que tem sentido completo em ligação com o próximo verso, pois a emoção transborda de tal forma que um verso não pode contê-la, por essa razão, ela continua no verso seguinte. Através desse soneto é possível sentir a mesma coisa que o eu-lírico sente, os sentimentos se comungam. Os distanciamentos são eliminados, não há resistência à disposição anímica. Sua mensagem é passada desde o título, pois o eu-lírico fala de seu amor total.

Narrativas:

2. No trecho do texto “As aventuras de um ciclista urbano” de Lourenço Diaféria, o narrador está em terceira pessoa (heterodiegético). O trecho está sendo contado no pretérito. Somente por esse trecho, não temos todos os personagens, mas aparece uma mulher no segundo parágrafo. Os acontecimentos estão em ordem, o que nos mostra que o enredo segue uma ordem.



3. No trecho do texto “Quatro enxadas” de Mafra Carbonieri, os acontecimentos são sequenciais. O uso de orações curtas proporciona essa visão. Seu narrador está em terceira pessoa (heterodiegético), visão de fora, aparentemente. Seus personagens são: Raimundo, filhos e mulher. Por serem fatos sequenciais, vemos que o trecho segue um enredo. Seu ambiente é muito bem caracterizado no texto. Embora a narrativa esteja sendo contada no passado, temos a impressão de que está acontecendo bem a frente de nossos olhos pelos elementos encontrados. 

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