Soneto do amor total, de Vinicius de Moraes - breve estudo
Estudo do "Soneto do amor total, de Vinicius de Moraes" realizado no primeiro ano da faculdade.
Traços líricos:
O soneto possui ênfase
no significante. Seu sujeito lírico está em 1° pessoa, isso aproxima o leitor
do eu-lírico, trazendo emoção. Há a fusão entre sujeito e objeto (eu-lírico e
seu amor), mais uma vez favorecendo a emotividade. O soneto possui o predomínio
das orações coordenadas, mostrando a sequencia de sentimentos. Seu caráter
emocional também é favorecido pela musicalidade, como as rimas (ABAB, ABBA,
CDC, DCD) que em sua maioria são rimas soantes, ricas e graves. Seu ritmo é
decassílabo (10 sílabas poéticas) e sua versificação é regular. No soneto as repetições
fônicas são oclusivas; /t/, /d/, /k/, /m/, /b/. Por ser usado muito os lábios
ao abri-los e fechá-los para a pronunciação das palavras, a impressão que se
pode ter é a do beijo, como se o eu-lírico quisesse beijar seu amor naquele
momento. O enjambement é expresso pelas curvas no poema, onde temos a quebra de
sentido em um verso que tem sentido completo em ligação com o próximo verso,
pois a emoção transborda de tal forma que um verso não pode contê-la, por essa
razão, ela continua no verso seguinte. Através desse soneto é possível sentir a
mesma coisa que o eu-lírico sente, os sentimentos se comungam. Os
distanciamentos são eliminados, não há resistência à disposição anímica. Sua
mensagem é passada desde o título, pois o eu-lírico fala de seu amor total.
Narrativas:
2. No trecho do texto “As aventuras de um ciclista urbano”
de Lourenço Diaféria, o narrador está em terceira pessoa (heterodiegético). O
trecho está sendo contado no pretérito. Somente por esse trecho, não temos
todos os personagens, mas aparece uma mulher no segundo parágrafo. Os
acontecimentos estão em ordem, o que nos mostra que o enredo segue uma ordem.
3. No trecho do texto “Quatro enxadas” de Mafra Carbonieri,
os acontecimentos são sequenciais. O uso de orações curtas proporciona essa
visão. Seu narrador está em terceira pessoa (heterodiegético), visão de fora,
aparentemente. Seus personagens são: Raimundo, filhos e mulher. Por serem fatos
sequenciais, vemos que o trecho segue um enredo. Seu ambiente é muito bem
caracterizado no texto. Embora a narrativa esteja sendo contada no passado,
temos a impressão de que está acontecendo bem a frente de nossos olhos pelos
elementos encontrados.
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