Estudos Pré-saussurianos - resumo
Resumo do texto Introdução à linguística – fundamentos epistemológicos, volume 3. Parte resumida: Estudos pré-saussurianos.
Nas considerações preliminares do texto Estudos pré-saussurianos lemos uma introdução à linguística, reconhecendo como pai da linguística moderna Ferdinand Saussure. Seus estudos sincrônicos eram praticados durante o século XX contrastando com os estudos históricos anteriores. As teses da inspiração saussuriana surgiram principalmente em três grandes fóruns, em especial por Jakobson e Troubetzkoy. Saussure nos mostra que a língua deveria ser estudada como uma forma, objeto e pelo sistema de relações de oposição. Ele deu consistência a ideia de que a língua é uma totalidade organizada. Os estudos de Saussure ajudam a elaborar a ideia de que a língua é um sistema de signos independentes. Então, surge a linguística comparativa e histórica que trata a linguagem em si mesma e por si mesma. Os estudos da linguagem estavam relacionados a encontrar uma origem em comum entre as línguas.
Na segunda parte do texto, fala-se em construção da iminência que aponta os estudos das semelhanças entre a língua grega e o latim. Vários estudos e análises teóricas foram desenvolvidos a partir dessa percepção. A metáfora famílias de línguas surgiu dessa percepção. O trabalho histórico-comparativo proporcionou uma nova estrutura para a língua.
Comentários
Postar um comentário