Fitness ou Fit in this?
Dias atrás, estava assistindo um documentário na televisão sobre algo que há muito tempo eu não ouvia falar, a bulimia. A última vez que estudei bulimia e anorexia eu estava no ensino fundamental e tínhamos que fazer um trabalho sobre o assunto. Na época em que desenvolvi o trabalho, não entendia o porquê aquilo era errado, pois por ser sempre mais gordinha que as minhas amigas, achava a bulimia algo atrativo. Nas pesquisas, via as postagens das bulímicas e das anoréxicas dizendo que se odiavam pelo que faziam, mas não conseguiam parar porque a pressão de serem vistas como "gordas" era sufocante. Outras diziam que o que elas viviam não era um distúrbio alimentar, mas sim um estilo de vida. Um estilo que elas escolheram por se acharem gordas, e se elas se achavam gordas, alguém ensinou isso a elas. Mas quem? Não acho que foi uma pessoa só, mas sim um conjunto de pessoas o qual chamamos de sociedade.
Mas por que cometer esses atos de anorexia e bulimia é um erro? Primeiramente é um mal à saúde e qualquer coisa que prejudique nosso corpo e saúde, não é bom ser praticada. Outro ponto é as pessoas que passam fome de verdade e não as que passam pelo “estilo de vida” que escolheram. Pense nas crianças que há dias sonham em comer algo mais não podem, nos moradores de rua que passam dias e dias esperando alguém solidário para lhes dar comida. O que eles pensariam desse distúrbio? Eu diria injustiça. Talvez, até mesmo egoísmo. Você ignora o privilégio de poder comer por uma estética que aparentemente é inalcançável. Quando entendi esse princípio, percebi o quanto eu estava cega.
Somos bombardeados todos os dias com imagens de mulheres e homens com o famoso “corpo ideal”. Nas lojas, as roupas mais bonitas, são as roupas para os magros. Em todos os lugares vemos as dietas de “emagreça 14 quilos em um mês”. A moda Fitness dominou as lojas. As academias estão lotadas em todos os horários. Cuidar do corpo é ótimo! Ser Fitness, ou seja, se alimentar corretamente e praticar exercícios são as melhores coisas para nossa saúde. Devemos fazer isso. O problema é quando a mente do “Fit in this” entra. Fit in this significa “entre nisto”, “se amolde a isto”. Ou seja, o objetivo não é mais se cuidar, mas entrar naquele short que tal atriz usa. Ou em tal calça que passou no comercial. Moldando-nos, assim, ao padrão de beleza que a sociedade impõe.
Do outro lado da moeda, também somos bombardeados por lanches deliciosos nos comerciais. Pelas ruas vemos todos os tipos de barracas de comida. Doces, refrigerantes, massa. Outdoors em todos os lugares com refeições suculentas. Realmente, viver assim é complicado. Algumas pessoas se deparam em crise com esses dois bombardeios. Querem ser magras, mas ao mesmo tempo não conseguem deixar de exagerar nas refeições. Então, para não perderem o prazer de comer, e ainda ficarem magras, escolhem a bulimia, infelizmente.
Não deixe que a sociedade dite quem você é. Seja seguro de si mesmo. Não se amolde ao padrão da sociedade. Afinal, quem foi que estabeleceu o "padrão de beleza"? O que é beleza? Quem é capaz de julgar o que é belo ou não? Para mim, belo é a luz do coração. A bondade, solidariedade, o amor, a alegria. O que adiante ter o corpo "ideal", mas ser podre por dentro? O problema é que invertemos tantas coisas hoje em dia... não deveríamos ser assim. Priorizamos passar a imagem que somos incríveis exteriormente, porém interiormente estamos quebrados. Saia dessa sociedade de máscaras. Viva feliz consigo mesmo e então, mesmo que o mundo te julgue como "fora do padrão", nunca te afetará porque você é feliz com quem você é!
Falou tudoo!! Quando me perguntavam sobre o que eu achava de uma pessoa quanto a beleza dela, eu pensava na física, sim na física que agente estuda na escola mesmo, e olha que não sou fã não heim kkkk, meu professor perguntava pra gente, você está em movimento ou em repouso? Nos alunos aprendemos que depende do referencial adotado. Então quando me perguntam você acha bonito? ou feio? Depende, ou você olha pelo padrão midiático ou pelo padrão bíblico, ou ate mesmo um padrão pessoal. ;)
ResponderExcluir