Funções da Linguagem

     Segundo Jakobson, a linguagem tem várias funções, e cada uma delas tem um fator. Os fatores são: contexto, remetente, mensagem, destinatário, contacto e código. Os fatores funcionam no seguinte esquema:

                                                        CONTEXTO

                    REMETENTE             MENSAGEM              DESTINATÁRIO
                                          . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

                                                       CONTACTO

                                                         CÓDIGO 

     Onde o Remetente envia uma Mensagem ao Destinatário. Para que a mensagem seja eficaz, ela necessita de um Contexto a que se refere e um Código que seja comum ao remetente e ao destinatário. Por fim, um Contacto, que é um canal físico/psicológico que permite a permanência da conexão entre o remetente e o destinatário.
    Cada um desses seis fatores corresponde a uma função da linguagem. A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante.
     Para o contexto a função é a Referencial, que é denotativa e cognitiva, o conteúdo é objetivo. A função Emotiva centra-se no remetente, o emissor que expressa uma opinião ou emoção. A orientação para o destinatário é a função Conativa, que usa de verbos no imperativo para persuadir, convencer. A função Fática centra-se na abertura, manutenção e fechamento do canal de comunicação (contacto). Para o código, temos a função Metalinguística, que é o código como instrumento de tradução para o próprio código. E por fim, a função Poética, que centra-se na forma de transmissão da mensagem. A função poética é ligada com os problemas gerais da linguagem e busca sempre encontrar algum fator para tornar a mensagem melhor, única. 
      As seis funções da comunicação verbal também possuem um esquema que é representado desta forma: 

                                                       REFERENCIAL

                             EMOTIVA            POÉTICA              CONATIVA

                                                           FÁTICA

                                                    METALINGUÍSTICA


      Portanto, os fatores e as funções se relacionam respectivamente da seguinte maneira:

Contexto – Referencial
Remetente – Emotiva                
Destinatário – Conativa
Contacto – Fática
Código – Metalinguística
Mensagem – Poética

     Para toda pessoa que fala e sua comunidade linguística, existe uma unidade de língua, mas esse código global, que é a língua, representa outros subcódigos que se relacionam entre si. Toda língua encerra diversos tipos de subcódigos simultâneos, os quais são caracterizados por uma função diferente. E a linguagem deve ser estudada em cada variedade de suas funções.




*Essa pesquisa foi realizada através do livro de Roman Jakobson; Linguística e Comunicação, no capítulo: Linguística e Poética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cruz na estrada - Castro Alves (breve análise)

Leito de Folhas Verdes - Gonçalves Dias (breve análise)

Gramaticalmente incorreto