O insulto começa quando o respeito acaba
Cresci em um lar onde o respeito era sempre pregado. Saber respeitar, é saber viver. Portanto vivi o que aprendi. Entendi que o respeito é uma forma de demonstrar amor, compaixão, solidariedade. Todos sabem o que se "deve" fazer para ser uma pessoa respeitosa, um desses "deveres" é não impor a sua opinião somente por defini-la como a certa. Expor e argumentar, sim. Impor e insultar, não.
Cada um tem sua opinião. Talvez coincida com a de outro alguém, mas cada um pensa, portanto cada um tem sua opinião. E mesmo que as opiniões dos outros fossem diferentes das minhas, nunca julguei, sempre respeitei. No entanto, quando as opiniões eram diferentes, eu expunha a minha. Foi quando eu entendi que nem todos tem o dom de ouvir e respeitar.
A verdade é que a maneira como eu vivo, é extremamente diferente da maioria das pessoas no mundo. E as pessoas podem até dizer que respeitam, mas quando se trata de falar sobre minhas opiniões, palavras como; besteira, frescura, bobagem, "nada a ver", aparecem nas bocas ao meu redor.
Não me incomodava com isso, até eu refletir na seguinte pergunta: por que eu respeito a opinião de todos, mas ninguém é capaz de respeitar a minha?
Não deixarei de respeitar, desrespeito é uma coisa que não faz parte de quem eu sou. A única coisa que eu gostaria, é que o respeito fosse mútuo. Creio que a intensão dessas chacotas não é machucar, mas se forem, funcionam muito bem. É difícil tentar colocá-los eu meu lugar, pois o grupo de pessoas que pensam igual a mim, é muito menor. Não peço que aceitem minha opinião, só peço que a respeitem o suficiente para não me insultar. Não somente a minha, mas de todas as pessoas ao nosso redor.
Respeitando ou não, não mudarei quem eu sou pelo fato de alguém ou alguns não concordarem comigo. Isso nunca me parou de nada, não é agora que irá parar. Mas se o mundo prega "paz e amor", o respeito também é pregado, já que é uma forma de amar. Então está na hora de parar com a hipocrisia, e antes de apontar o dedo, olhar para o espelho.
Comentários
Postar um comentário